Português – Kamran Mir Hazar
Kamran Mir Hazar (em dari/hazaragi: کامران میرهزار) (Hazara, 1976), é um poeta, jornalista e ativista dos direitos humanos afegão. Mir Hazar é o fundador e editor-chefe dos sites Kabul Press e do Refugee Face. Por sua dedicação e por seus textos críticos ganhou vários prêmios, incluindo o Hellman/Hammett Grant do Human Rights Watch [1], em 2008, e um Freedom Award da Afghanistan Civil Society Forum, em 2007 [2].
Trabalho jornalístico
Kamran Mir Hazar dedicou mais de dez anos ao trabalho de jornalista e editor. Em 2004, lançou o Kabul Press, o site de notícias mais lido no Afeganistão[3]. Em 2005, também iniciou as publicações do jornal Chai e Dagh. Em 2006, trabalhou como editor-chefe para a rádio nacional Killed e, um ano depois, para a rádio Salam Watandar, apoiada pela Internews [4].
Em 2011, criou o site Refugee Face [5]. Como jornalista, também contribuiu em alguns jornais britânicos como o The Guardian [6]. Um de seus primeiros livros, Censorship in Afghanistan (“Censura no Afeganistão”), foi publicado pela Norway’s IP Planse-Books. Foi escrito em língua dari e é o primeiro livro que explora o fenômeno da eliminação sistemática da liberdade de expressão no Afeganistão [7].
Kamran Mir Hazar foi preso duas vezes e mal-tratado pos agentes de segurança no Afeganistão [8]. O site Kabul Press foi censurado e proibido no Irã e no Afeganistão, onde era acessível somente através de ISPs (Internet Service Provider) de organizações não-governamentais [9] [10] [11].
Trabalho literário
Kamran Mir Hazar publicou duas antologias de poesia. A primeira intitulada Ketab e Mehr e a segunda intitulada Làhne tonde àsbi dàr ezlâye pàrvâneh shodàn [12]. Também escreveu o livroReading and writing (“Ler e escrever”), voltado para a crítica literária e a nova geração de escritores do Afeganistão. Além disso, participou de vários eventos literários internacionais como o “Festival de Poesia Internacional”, em Roterdã [13], nos Países Baixos, e o “Festival Internacional de Poesia”, de Medellín[14], na Colômbia. Kamran Mir Hazar também foi o fundador da Raha Pen [15].
Referências
↑ Banned, censored, harassed and jailed. Human Rights Watch. Acesso em 17 de dezembro de 2012.
-
- ↑ Afghan Biographies: Hazar, Kamran Mir. Who is who in Afghanistan?. Acesso em 17 de dezembro de 2012.
-
- ↑ HAZAR, Kamran Mir; MAIER, Robert. About Kabul Press. Kabul Press. Acesso em 17 de dezembro de 2012.
-
- ↑ Poetry International. Acesso em 17 de dezembro de 2012.
-
- ↑ Refugee Face. Site oficial. Acesso em 17 de dezembro de 2012.
-
- ↑ kamran Mir Hazar. The Guardian. Acesso em 17 de dezembro de 2012.
-
- ↑ Censorship in Afghanistan: death to journalists. Kabul Press. Acesso em 17 de dezembro de 2012.
-
- ↑ Web journalist detained twice, threatened by security agents. CPJ. Acesso em 17 de dezembro de 2012.
-
- ↑ Afghan government orders gag on free press: Is this what NATO is fighting for?. Kabul Press. Acesso em 17 de dezembro de 2012.
-
- ↑ MAIER, Robert. Kabulpress.org website banned by Iranian government. Kabul Press. Acesso em 17 de dezembro de 2012.
-
- ↑ Làhne tonde àsbi dàr ezlâye pàrvâneh shodàn. Iran Opeth Publishing Group. Acesso em 17 de dezembro de 2012.
-
- ↑ Programación. International Poetry Festival of Medellín. Acesso em 17 de dezembro de 2012.